top of page
Encontro do Rio com o mar Caraiva
Por do Sol Caraiva

Caraíva é parte da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, e, de acordo com documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é o vilarejo mais antigo do Brasil.

A 70 km de Porto Seguro e entremeada por reservas naturais, Caraíva é o lugar perfeito para o seu descanço. De um lado, a vila está limitada pelo Rio Caraíva, de outro, pelo oceano. O isolamento geográfico faz da vila um lugar único, onde não há carros pelas ruas, nem postes e fios de iluminação pública. 

Os percursos se fazem a pé ou a cavalo, pelas ruas de areia ou pela praia. Quando em Caraíva, não deixe de contemplar as casinhas coloridas que formam a vila, nem o céu estrelado durante a noite. 

 

A unicidade e a beleza dessa região têm sido foco da atenção de organizações ambientais nacionais e internacionais. Seus vários parques e reservas de Mata Atlântica, além do ecossistema marinho bem preservado, lhe valeram o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Por estar em uma APA (Área de Preservação Ambiental), a área está sujeita a rígidas normas de preservação ambiental. Além disso, Caraíva é também uma Resex (Zona de Reserva Extrativista Marinha), o que significa que a pesca nessa região precisa obedecer às épocas e regras estabelecidas por lei. 

Por tudo isso, espere encontrar em Caraíva praias não apenas belas, mas também limpas e rodeadas por muito verde. Uma combinação perfeita para escapar da rotina das grandes cidades e entrar em contato com a natureza. 

Infraestrutura do Vilarejo

 

Estacionamento localizado antes da travessia do rio
Dois telefones públicos (Algumas operadoras de celular têm sinal na praia da Barra)
Internet
Padaria 
Farmácia 
Posto de saúde 
Delegacia
Biblioteca da escola municipal

Igreja
Bares e restaurantes 
Pequenas vendas e mercearias 
Coleta de lixo

SOBRE CARAÍVA

bottom of page